Compras Institucionais 2025.

Acompanhe nesta página todas as informações das Compras Institucionais de 2025.

IFC Compras Institucionais 2025.

1. Definições

 O que são as Compras Institucionais?

As Compras Institucionais reúnem as necessidades de vários campi do IFC, que se repetem anualmente; ou seja, elas abrangem todas as possíveis aquisições e contratações que se repetirão todos os anos. Estas possíveis aquisições ou contratações anuais tornaram-se as Compras Institucionais. A Reitoria reuniu todos esses processos e dividiu-os entre a Reitoria e os campi gerenciadores, tornando cada campus responsável por gerenciar dois processos institucionais (em média). Portanto, no início de cada ano, a PROAD divulga o Cronograma das Compras Institucionais que conta com a participação de todos os campi do IFC como órgãos gerenciadores e participantes. 

O que é um Registro de Preços?

Art. 3º As licitações, por meio de Pregão, serão, preferencialmente, realizadas como Sistema de Registro de Preço (SRP), de acordo com a Lei nº 14.123/2021 e o Decreto nº 7.892/2013, nas seguintes hipóteses: I – Quando, pelas características do bem ou serviço, houver necessidade de contratações frequentes; II – Quando for conveniente a aquisição de bens com previsão de entregas parceladas ou contratação de serviços remunerados por unidade de medida ou em regime de tarefa; III – Quando for conveniente a aquisição de bens ou a contratação de serviços para atendimento a mais de uma Unidade (Campi e/ou Reitoria); ou IV – Quando, pela natureza do objeto, não for possível previamente o quantitativo a ser demandado pela Administração.

§ 1º Sistema de Registro de Preços é o conjunto de procedimentos para registro formal de preços relativos à prestação de serviços e aquisição de bens, para contratações futuras.

O que é uma Intenção de Registro de Preços (IRP)?

Uma intenção de Registro de Preços é o indicativo de necessidade de uma compra ou contratação em que ainda não se tenha a previsão do recurso orçamentário.

No entanto, o Gestor precisa programar e planejar as necessidades do campus, tanto para buscar recursos quanto para executar um orçamento não previsto que beneficie o campus. 

O que é uma Ata de Registro de Preços?

A Ata de Registro de Preços é um documento que é resultado de uma Licitação pelo Sistema de Registro de Preços. Nesta Ata, o fornecedor vencedor de um ou mais itens de uma licitação tem os respectivos valores registrados pelo prazo de 12 meses, para potencial fornecimento a um ente público. A vigência da Ata de Registro de Preços pode ser prorrogada por mais 12 meses, totalizando-se 24 meses. Os itens da licitação podem ser empenhados conforme a necessidade do campus e da respectiva disponibilidade orçamentária até a expiração da vigência da ata.

 O que é Centralizador de Pedidos?

Centralizador é o servidor responsável por receber os pedidos para aquele determinado objeto de licitação, ele irá orientar os solicitantes e compilar os pedidos a serem enviados ao DAP.

O que é Fiscal da Compra?

Quando a compra é autorizada através da liberação de orçamento, o solicitante do pedido será responsável por ser fiscal daquele bem ou material que solicitou. Ou seja, caso seja emitido um empenho para a compra de um item, o respectivo servidor solicitante receberá uma cópia da Nota de Empenho que foi enviada ao fornecedor, cujo processo de entrega será responsável por acompanhar até o recebimento no Setor de Patrimônio ou Almoxarifado, emitindo o ateste e comunicando eventuais problemas com o produto.

O que é uma Nota de Empenho?

A Nota de Empenho é um documento emitido pela Coordenação de Execução Orcamentária e Financeira do campus Araquari para o Fornecedor do bem ou material solicitado previamente e autorizado pela Gestor Financeiro e Ordenador de Despesas. A Nota de Empenho  indica a existência de recurso orçamentário para a aquisição ou contratação, através da retenção do respectivo valor no orçamento do campus. É um compromisso de pagamento, demonstrando-se a origem do recurso financeiro.

O que é Matriz Orçamentária?

A Matriz Orçamentária é o valor do orçamento anual que foi descentralizado para o campus, apenas para as despesas de custeio. As despesas de custeio são aquelas necessárias para o funcionamento do campus, no que diz respeito às necessidades básicas para a continuidade da prestação dos serviços.

A matriz orçamentária do campus Araquari, referente ao ano de 2025, será conhecida após a votação da Lei Orçamentária Anual (LOA).

2. Analisando sua necessidade

Primeiramente, acesse a Planilha de Compras Institucionais da Reitoria, que disponibilizamos neste link: Planilha de Compras Institucionais


Precisa de algo que não está na lista?

 Acesse a página 5 deste Manual.

3. Planejando e Providenciando seu Pedido

Registre todas as informações necessárias.

Como Preencher

1. UNIDADE REQUISITANTE:

ANO: '2025 - NOVAS DEMANDAS';

CAMPUS: 'ARAQUARI';

SETOR REQUISITANTE: o servidor deverá preencher o nome do Setor e da Coordenação ou Direção onde exerce suas atividades;

SERVIDOR REQUISITANTE: nome do servidor que elaborou o pedido;

SIAPE: número do siape (o servidor poderá ocultar os quatro últimos dígitos, por exemplo: 187****;

FISCAL E FISCAL SUBSTITUTO (SE HOUVER): o servidor requisitante ou o servidor que será beneficiado com o pedido.

O servidor que faz a solicitação de um bem móvel ou de um material será designado:  'Fiscal de Compra'.

Quando a entrega do bem ou do material for solicitada ao fornecedor, o Fiscal de Compra deverá acompanhar o processo de entrega e verificar no Setor de Almoxarifado ou de Patrimônio se o produto foi entregue em conformidade com o pedido.

Em breve, disponibilizaremos um manual para os fiscais de compras e de contratos — O Centralizador de Pedidos poderá auxiliar o Fiscal de Compra na verificação da conformidade do produto que foi entregue, a depender do nível de especificidade. Mais informações sobre os 'Centralizadores de Pedidos' no item 4 deste Manual.

TELEFONE: o telefone do setor. Caso o servidor exerça suas atividades predominantemente em teletrabalho, deverá informar o seu contato por Whatsapp.

E-MAIL: e-mail institucional do servidor solicitante e do setor (coordenação ou direção) onde está localizado.

2. OBJETO:

Informe o objeto segundo a aba escolhida na Planilha Referencial Gerenciador/Objeto/Itens/Valores.

Cada pedido deverá corresponder a um objeto.

3. ITENS SOLICITADOS:

Item: Preencher com o número do item correspondente ao localizado na Planilha Referencial para Pedidos;

Unidade: Preencher com a unidade do item correspondente ao localizado na Planilha Referencial para Pedidos;

Descrição: Preencher com a descrição correspondente ao localizado Planilha Referencial para Pedidos;

Quantidade: Indicar a quantidade desejada, segundo o planejamento.

4. JUSTIFICATIVAS

Lembre-se de justificar a sua necessidade apresentando informações que demonstrem como a aquisição do bem ou do material possibilitará a implementação ou continuidade das atividades relacionadas ao Ensino ou à Administração.

Os pedidos que possuírem a solicitação de materiais em quantidades aparentemente exorbitantes deverão ser acompanhados de um Modelo de Execução Anual. Ou seja, o solicitante deverá apresentar uma estimativa de consumo mês a mês no período de um ano, que sirva de referencial para as entregas de materiais aos servidores, através das requisições feitas ao Setor de Almoxarifado.

Quando o Centralizador de Pedidos identificar que o quantitativo solicitado foi superdiomensionado, deverá solicitar ao requisitante que apresente um cronograma de utilização mensal dos materiais solicitados, estimado para o período de 12 (doze) meses. No lado esquerdo desta página, há um anexo do Modelo de Execução do Objeto.

Olhe para o tela no lado esquerdo e acesse o link "Modelo de Previsão de Execução Anual".

5. HABILITAÇÃO ESPECÍFICA (exemplo: amostra, certificado, etc):

Itens que possuem especificidades dos setores técnicos poderão ensejar uma melhor análise sobre a necessidade da apresentação de determinadas certificações ou comprovantes de habilitação dos respectivos fornecedores em potencial para a aquisição.

6. DOCUMENTOS OU INFORMAÇÕES COMPLEMENTARES QUE ACOMPANHAM O FORMULÁRIO DE SOLICITAÇÃO DE COMPRAS (exemplo: garantia e assistência técnica):

Identificar neste campo quais os documentos complementares que foram anexados no Formulário de Solicitação de Compras.

7. JUSTIFICATIVA DE GRAU DE PRIORIDADE (obrigatória, se o grau for 'ALTO'):

Indicar se o grau é 'Baixo', 'Médio' ou 'Alto' a depender do impacto que sua falta ocasiona na execução das atividades finalísticas.

8. DATA DESEJADA PARA A COMPRA OU CONTRATAÇÃO:

A estimativa da data desejada não necessariamente vinculará a aquisição ao tempo da estimativa informado. No entanto, a estimativa é necessária para o planejamento de alternativas ao processo em questão.

Este Pedido de Compra compõe uma Intenção de Registro de Preços (IRP). Confira na página 1 a definição de IRP.

9. VINCULAÇÃO OU DEPENDÊNCIA OU CONTRATAÇÃO DE OUTRO ITEM PARA A SUA CONTRATAÇÃO (adequação elétrica, estrutural, treinamento):

Vinculação ou Dependência com a contratação de outro item para sua execução (exemplo: adequação elétrica, estrutural, etc...);

É necessário prever e analisar se a aquisição de um equipamento, por exemplo, demandará a adequação de alguma sala. Essa adequação poderá referir-se a uma reforma, ou à contratação de um serviço de manutenção.

10. ALMOXARIFADO E PATRIMÔNIO. DECLARAÇÃO DE INEXISTÊNCIA OU INSUFICIÊNCIA DOS SALDOS NO SETOR DE PATRIMÔNIO OU NO SETOR DE ALMOXARIFADO:

Verifique se os itens de sua necessidade podem ser encontrados no Setor de Patrimônio ou no Setor de Almoxarifado;

Caso os encontre, verifique se o quantitativo existente nesses setores é suficiente no período de um ano.

Alguns materias e dispositivos podem ser adquiridos através do Almoxarifado Virtual; confira quais são através da  Lista de Itens do Almoxarifado Virtual, disponível no lado esquerdo da tela um pouco mais acima.

11. CIÊNCIA DA DIREÇÃO OU COORDENAÇÃO RESPONSÁVEL PELO SETOR e

12. AUTORIZAÇÃO DA AUTORIDADE MÁXIMA;

Declaração de Ciência da Direção-Geral e da Coordenação ou Direção a que o servidor requisitante é subordinado.

O Centralizador de Pedidos receberá somente os pedidos autorizados pela Chefia Imediata do servidor requisitante e pela Direção-Geral.

4. O pedido está pronto. Qual é o próximo passo?

Após a finalização do pedido, o solicitante deverá recolher a assinatura da chefia imediata (Coordenador ou Diretor da unidade) e, também, da Direção-Geral.

Em seguida, encaminhá-lo via SIPAC para o Centralizador de Pedido.

O Formulário de Pedido de Compras deverá conter somente itens relacionados ao mesmo objeto.

Como enviá-lo?

Não se esqueça de ocultar os quatro últimos dígitos do SIAPE);

Envie uma cópia do protocolo do pedido ao Centralizador de Pedido do objeto correspondente ao seu pedido de compra.

A lista dos Centralizadores de Pedidos e seus respectivos endereços de e-mail encontra-se no Capítulo 9 deste Livro.

5. Não encontrei o que preciso na Lista Referencial? O que fazer?

Até o dia 13/03/2025.

6. Quais são os prazos? Até quando posso enviar meu pedido?

Prazo limite para os servidores enviarem seus Formulários de Solicitação de Compras aos Centralizadores de Pedidos:

13/03/2025

Prazo limite para solicitar a inclusão de novos itens com a apresentação de 3 orçamentos:

13/03/2025


7. Qual é o orçamento para o meu pedido? Como será feito este controle?

O valor total da Intenção de Registro de Preços não poderá ultrapassar 70% do valor da Matriz Orçamentária de 2025 do campus Araquari.

Os quantitativos poderão ser revistos e ajustados, conforme melhor análise das justificativas.

8. Sou o Centralizador. Quais instruções devo seguir?

O Centralizador de Pedidos deverá:

  1. Receber até o dia 13/03/2025 os Formulários de Solicitação de Compras dos servidores, referentes ao objeto de licitação para o qual foi designado Centralizador de Pedidos;
  2. Analisar se o quantitativo solicitado foi superdimensionado. Neste caso, solicitar ao servidor requisitante uma estimativa de utilização mensal do(s) item(ns) solicitado(s) pelo período de 12 meses. Conforme o Modelo disponibilizado no anexo deste capítulo, também incluído no capítulo 3.
  3. Compilar as informações extraídas dos formulários em um único formulário do objeto correspondente;

Na compilação, os centralizadores deverão relacionar para cada item da licitação todos os servidores que fizeram pedidos para ele com os respectivos quantitativos.

Os Formulários deverão ser adaptados pelos centralizadores da seguinte forma:

image.png

image.png

image.png

image.png

image.png

image.png

image.png

Ao incluir o quantitativo total, o valor será calculado através da fórmula disponibilizada na planilha.

Os formulários para compilação estão disponíveis neste link: Formulários para Compiladores por Objeto

Encaminhar até o dia 17/03/2025 o Formulário de Solicitação de Compras ao DAP através de Memorando Eletrônico assinado pelo Centralizador, Chefia Imediata e Direção-Geral.

O formulário compilado deverá ser encaminhado ao DAP, junto com as cópias de todos os formulários originais.

O Centralizador de Pedido deverá comunicar previamente ao DAP quando houver quantidades expressivas solicitadas por um Setor, no caso de o mesmo concluir que não houve justificativa razoável: o DAP ajudará na avaliação.

9) Lista de Centralizadores

Seq.

Objetos de Licitação

Centralizadores

E-mail

 

1

Materiais Elétricos

TIAGO JONES BACK DIP/DG 

dip.araquari@ifc.edu.br

(11.01.02.29) DIP/ARA - Direção de Infraestrutura e Produção - Araquari

2

Equipamentos e Sementes

TIAGO JONES BACK DIP/DG

dip.araquari@ifc.edu.br

(11.01.02.29) DIP/ARA - Direção de Infraestrutura e Produção - Araquari

3

Rações

TIAGO JONES BACK DIP/DG

dip.araquari@ifc.edu.br

(11.01.02.29) DIP/ARA - Direção de Infraestrutura e Produção - Araquari

4

Reagentes de Química, Física e Biologia

BRUNO/FILIPE,DANIEL FERRO (Técnicos)/DEPE

labsquimica.araquari@ifc.edu.br

(11.01.02.35) CLAB/ARA - Coordenação de Laboratórios - Araquari

5

Defensivos Agrícolas

TIAGO JONES BACK DIP/ARA

dip.araquari@ifc.edu.br

(11.01.02.29) DIP/ARA - Direção de Infraestrutura e Produção - Araquari

6

Identidade Visual

OTÁVIO PATRÍCIO NETTO CECOM/DG

cecom.araquari@ifc.edu.br

(11.01.02.01.01) CECOM/ARA - Coordenação de Comunicação/Araquari

7

Acervo Bibliográfico

SIMONE

Biblioteca/DEPE

simone.padilha@ifc.edu.br

(11.01.02.02.02.01.01) BIBLIOTECA/DEPE

8

Gêneros Alimentícios

MÔNICA (Técnica em Alimentos)

monica.reis@ifc.edu.br

(11.01.02.35) CLAB/ARA - Coordenação de Laboratórios - Araquari

9

Materiais Educativos e Esportivos

ALESSANDRO EZIQUIEL DA PAIXÃO

DEPE/ARA

depe.araquari@ifc.edu.br

(11.01.02.02.02) DEPE/ARA - Direção de Ensino Pesquisa e Extensão/Araquari

10

Automação

TIAGO JONES BACK DIP/DG

dip.araquari@ifc.edu.br

(11.01.02.29) DIP/ARA - Direção de Infraestrutura e Produção - Araquari

11

Copa e Cozinha

MÔNICA REIS (Técnica em Alimentos/DEPE

monica.reis@ifc.edu.br

(11.01.02.35) CLAB/ARA - Coordenação de Laboratórios - Araquari

12

EPIs

VANESSA ALESSANDRA MIRANDA (Técnica em Segurança do Trabalho)/DAP

vanessa.miranda@ifc.edu.br

(11.01.02.11) CPALM/ARA - Coordenação de Patrimônio e Almoxarifado - Araquari

13

TI

 JOÃO RICARDO TECHIO E CARINA LEMOS CTI/DG

cti.araquari@ifc.edu.br

(11.01.02.02.04) CTI/ARA - Coordenação de Tecnologia da Informação/Araquari

14

Mobiliário, Eletrodomésticos, Áudio e Vídeo

ABEL / PATRIMÔNIO E ALMOXARIFADO/DAP

dap.araquari@ifc.edu.br

(11.01.02.11) CPALM/ARA - Coordenação de Patrimônio e Almoxarifado - Araquari

15

Acessibilidade

ALESSANDRO EZIQUIEL DA PAIXÃO / NAPNE

depe.araquari@ifc.edu.br

(11.01.02.02.02) DEPE/ARA - Direção de Ensino Pesquisa e Extensão/Araquari

16

Agente de Integração - Estágio

MARIANA CARDOSO STEIL /GESTÃO DE PESSOAS DAP

cgp.araquari@ifc.edu.br

(11.01.02.02.02.01.01) BIBLIOTECA/DEPE

17

Medicamentos e Equipamentos Veterinários e Hospitalares

SUSELI (Técnica)/LEDVET

suseli.machado@ifc.edugráf.br

(11.01.02.12) CCCIR/ARA - Centro de Práticas Clínicas e Cirúrgicas/Araquari

18

Materiais Gráficos

OTÁVIO PATRÍCIO NETTO/CECOM

cecom.araquarii@ifc.edu.br

(11.01.02.01.01) CECOM/ARA - Coordenação de Comunicação/Araquari

19

Materiais Hidráulicos

TIAGO JONES BACK DIP/DG

dip.araquari@ifc.edu.br

(11.01.02.29) DIP/ARA - Direção de Infraestrutura e Produção - Araquari

20

Manutenção e Telhados, Calhas e Rufos

TIAGO JONES BACK DIP/DG

dip.araquari@ifc.edu.br

(11.01.02.29) DIP/ARA - Direção de Infraestrutura e Produção - Araquari

21

Mecânica

TIAGO JONES BACK DIP/DG

dip.araquari@ifc.edu.br

(11.01.02.29) DIP/ARA - Direção de Infraestrutura e Produção - Araquari

22

Pintura Predial

TIAGO JONES BACK DIP/DG

dip.araquari@ifc.edu.br

(11.01.02.29) DIP/ARA - Direção de Infraestrutura e Produção - Araquari

23

Materiais de Limpeza

ABEL/ ELAINE - Almoxarifado/Patrimônio/DAP

elaine.cantu@ifc.edu.br

(11.01.02.11) CPALM/ARA - Coordenação de Patrimônio e Almoxarifado - Araquari

24

Extintores

VANESSA ALESSANDRA MIRANDA (Técnica em Segurança do Trabalho)/DAP

vanessa.miranda@ifc.edu.br

(11.01.02.02.01.03.03) CCONTI/ARA - Coordenação de Contratos/Araquari

25

Ferramentas

TIAGO JONES BACK DIP/ARA

dip.araquari@ifc.edu.br

(11.01.02.29) DIP/ARA - Direção de Infraestrutura e Produção - Araquari

26

Construção Civil

JOVERCI PODERA / DIP / DG

joverci.pocera@ifc.edu.br

(11.01.02.41) CIPFC/ARA - Coordenação de Infraestrutura e Fiscalização de Contratos - Araquari

27

Vidraria

TAINÁ E ADRIANA (Técnicas)

taina.melo@ifc.edu.br

(11.01.02.02.02.01.10) Laboratório de Biologia

28

Equipamentos de Física, Química e Biologia

JAQUELINE E SUSELI (Técnicas)

jaqueline.andrade@ifc.edu.br

(11.01.02.02.02.01.18) C.C.TEC QUIMICA.

10. Como vou saber se os itens já foram licitados?

11. Depois da Licitação, o que acontece? Como acompanho o andamento das compras?

O encerramento da Sessão Pública encerra uma etapa da licitação e dá início à fase contratual (Atas de Registro de Preços, Contratos, Notas de Empenho).

Quando o pregão eletrônico foi gerenciado por outro órgão, a forma padronizada para empenhar/contratar os itens licitados por outros campi é através da Abertura de um Processo de Adesão Interna para aquele pregão.

Verifique se o seu pedido refere-se a um objeto gerenciado por outro campus, através deste link: Planilhas de Compras Institucionais

Verifique se o DAP já abriu um processo de Adesão Interna para o objeto gerenciado por outro campus, neste link:  Processos de Adesão Interna dos Objetos dos Pregões Institucionais;

Quando clicou no link Pregões Registros de Preços 2025 você localizou o Pregão de seu interesse: 

image.png

Então, basta cliclar no link disponível e você acessará a página com todos os documentos relacionados ao processo licitatório: 

image.png

Descendo um pouco na barra de rolagem, haverá mais documentos — geralmente, aqueles relacionados ao encerramento do processo de compra:

image.png

O pregão homologado vai gerar Atas de Registro de Preços dos fornecedores vencedores.

O pedido de empenho, necessariamente, deve conter a identificação das empresas fornecedoras, dos respectivos itens registrados e o quantitativo necessário para empenhar (não é obrigatório empenhar todo o quantitativo; verifique a quantidade que você demandou no pedido original — é possível que haja mais solicitantes daquele item); além do valor unitário e valor total. Não se esqueça de mencionar o número do processo, do pregão, do gerenciador e do objeto.

Seja cuidadoso ao preencher o seu Formulário de Solicitação de Empenho. Quanto mais completo e informativo estiver o formulário; mais viável será o fluxo de atendimento.

Salve os documentos da homologação, o link da página e/ou o Processo de Adesão Interna (caso já exista um) e verifique junto de sua chefia imediata (a mesma que assinou o Formulário de Solicitação de Compra ou substitutos) quais itens deverão ser empenhados com prioridade — Observe o Modelo de Execução do Objeto apresentado no pedido original.

Tenha certeza de que não há os materiais ou bens no campus, antes de solicitar a aquisição dos mesmos. Consulte a Coordenação de Patrimônio e de Almoxarifado para certificar-se de que o item não possui estoque suficiente no campus.

Quando tratar-se de prestação de serviços, verifique junto da Coordenação de Contratos (DAP) se há contratos vigentes para o objeto de interesse.

Se a Chefia-Imediata/Coordenação/Direção estiver de acordo com a solicitação, preencha o Formulário de Solicitação de Empenho disponível neste link: Formulário de Pedido de Empenho;

Informe os nomes dos responsáveis (o solicitante do registro de preços será o fiscal da compra/contratação, em regra). Com as informações do processo de licitação, preencha o formulário — podendo ser juntados aos formulários os anexos ou o link da licitação.

Caso não possua acesso ao cadastro de memorando eletrônico, encaminhe o formulário à sua chefia imediata ou à Coordenação a qual o servidor está vinculado diretamente para realizar o cadastro. Nesse caso, a Chefia Imediata incluirá ela mesma como assinante do memorando e a Direção-Geral.

Quando tratar-se de bens ou materiais, deverá ser incluída a assinatura da Coordenação de Patrimônio e de Almoxarifado do campus Araquari,